27 de abril de 2013

Exclusivo - Entrevista a Manuel Costa!


Depois de termos avançado em primeira mão com a noticia que Manuel Costa já não pertencia á Arbitragem deste Campeonato, o Blogue foi a conversa com este Árbitro que durante muitos anos colaborou com a Inatel, onde este respondeu a algumas questões!

1 - Depois de vários anos a "matar o bichinho" que o manteve ligado à arbitragem na Fundação Inatel, foi agora a vez de colocar um ponto final na sua ligação ao Campeonato. Qual foi a principal razão que o fez sair deste Campeonato, onde e lembro que era para muitos um dos árbitros com maior prestigio no ativo?

R: O motivo principal prende-se com o fato da minha vida profissional ter duplicado, no presente, torna-se difícil conseguir conciliar estas duas vertentes. Mas, existe uma outra razão e ela manifestou-se por algum descontentamento da minha parte em matéria de arbitragem por parte da entidade organizadora. Fora isto e dado que os campeonatos estão quase a terminar, por mim, teria feito todos os esforços para conseguir levar as coisas até ao seu final.

2 - O blogue tem vindo a defender que o Campeonato Distrital da Agência de Beja deveria ser coordenado por alguém da Fundação de Beja, possui a mesma ideia? Em termos da Arbitragem, como é que esta é "apoiada" pela Fundação?

R: Claro que sim. Uma Coordenação feita à distância não é benéfica para ninguém e com ela, aparecem problemas inerentes que, acabam por dar em descoordenação. Aqui cito um exemplo que se passou comigo: há cerca de um mês, só para um sábado, tive 4 nomeações de jogos, essas nomeações foram sendo alteradas gradualmente durante a semana, sendo a 3ª alteração comunicada já no final da tarde de sexta-feira, ou seja, na véspera do jogo e comunicada pelo Coordenador Desportivo da Fundação Inatel. Posteriormente e passados alguns minutos entrei em contato com a Agência de Beja e aqui, foi-me comunicado por um funcionário da Agência de Beja a 4ª alteração de jogo. Ainda bem que entrei em contato com o Inatel Beja e eles fizeram essa alteração, porque senão, no dia do jogo, com a última nomeação feita pelo seu responsável desportivo, iriam aparecer duas equipas de arbitragem para o mesmo jogo, situação para mim impensável. Mas, o caricato, aconteceu ao princípio da noite, por essa altura, o Coordenador Desportivo, enviou-me mensagem a solicitar a confirmação dos jogos para os quais estava nomeado para esse mesmo fim-de-semana. O Coordenador Desportivo de uma Instituição, como esta, quanto a mim, tem a obrigação de saber aonde vão os seus árbitros desempenhar essas mesmas funções e isto, dado ser ele quem faz essas nomeações! 
Se o campeonato de futebol fosse coordenado a partir de Beja e para Beja (Distrito), todos ganhariam com isso. Quanto a mim, o Coordenador Desportivo, não tem um conhecimento real das equipas por aqui existentes, inclusive as equipas de arbitragem. Importa andar no terreno ao fim de semana, para se ter um conhecimento real de que, há muita coisa a melhorar no reino das competições da Fundação Inatel e na minha modesta opinião, as mesmas, já estiveram bem melhores aqui há uns anos atrás, ainda no tempo do professor Jorge Costa, do Ruben Lança e até mesmo do António Vinagre que, não tendo formação na área desportiva, tem um grande traquejo nessa matéria! Importa ainda dizer que as competições da Fundação Inatel de Beja, não tem nada a ver com a sua homóloga de Évora, em Évora é fácil gerir o campeonato porque são muito menos equipas. 
Por aqui, já não é assim, basta dizer que eram 47 CCD(s) no início do presente campeonato.
Em questões de arbitragem, até à minha saída e ainda só passaram duas semanas, não existia qualquer apoio por parte da entidade organizadora para com os seus agentes de arbitragem. Estávamos completamente desapoiados, entregues a nós próprios, não existia um único contato por parte da Agência de Beja para connosco, no sentido de auferir, como estavam a decorrer os jogos das suas competições. 
O único contato existente, era feito pela nomeação aos jogos e até mesmo esse, feito via e-mail.

3 - Começam a ser escassos os Árbitros no ativo no nosso Distrito no Campeonato da Inatel de Beja, sendo que são cada vez mais as equipas que vêm de outros Distritos, aqui e na sua opinião quais são os maiores problemas em cativar novas pessoas para arbitrar neste campeonato, que este ano teve uma grande luta durante todo o campeonato?

R: Os maiores problemas, quanto a mim, passa pela falta de motivação dos mais novos para apitar nos campeonatos da Fundação Inatel. Isto, pelas suas características e aliado também às questões de fiscalidade. Para se poder apitar no Inatel, tem de se estar colectado na Direcção de Finanças e posteriormente passar recibo verde referente às verbas auferidas. 
Para estudantes e desempregados, é muito complicado enveredarem por este caminho e para outros, no ativo, claro que é preferível serem árbitros federados nas competições Associativas.

4 - O blogue tem sido um meio de informação cada vez mais visitado e tem vindo a criar iniciativas onde visam divulgar e sobrelevar este campeonato, prova disso é a realização da II Grande Festa do Desporto no dia 8 de Junho em Beja, segue que a Fundação Inatel devia de apoiar mais este espaço?

R: Um Blogue é um Blogue, não passa disso mesmo, é um meio de comunicação onde aparece de tudo um pouco. Este, quanto a mim, tem uma boa informação relativamente aos campeonatos de futebol da Fundação Inatel e também tem alguma lavagem de roupa suja que importa criar regras para a publicação ou eliminação de determinados comentários. Quanto ao apoio que a Instituição poderia dar a este espaço, sinceramente, não vejo como, a Fundação Inatel tem regras e regulamentos próprios, coordenados a partir dos serviços centrais em Lisboa e eles não embarcam em colaborações, poderia sim existir uma boa vontade por parte de todos (Blogue e Agência de Beja) no sentido de uma aproximação para melhorar a informação prestada a todos os adeptos e simpatizantes deste campeonato.

5 - Na sua ótica quais os principais motivos que leva a Agencia de Beja a não "mudar" anos após ano? Os clubes vivem cada vez mais com grandes dificuldades, os patrocinadores são mais reduzidos, e os valores para disputar este campeonato são cada vez maiores ...

R: A resposta a esta questão já foi dada na resposta à pergunta anterior. Volto a frisar, por si só, a Agência de Beja da Fundação Inatel, não pode definir as regras do “jogo”, isto é, ela cumpre com base naquilo que a sua sede em Lisboa define para os seus campeonatos!

6 - Voltando a falar da II Grande Festa do Desporto, a par de Rui Palma, Artur Janeiro, Orlando Caracol e Francisco Santos, o seu nome também é um dos que está em votação para a distinção de Melhor Árbitro da Inatel 2012/2013, que importância tem para si, depois de vários anos noutros patamares esta distinção e quem foram as pessoas que quanto a si contribuíram para estar nesta votação?

R: Muito sinceramente, não acho justo aparecer aí nessas votações. Primeiro, porque já não sou agente de arbitragem e ao mesmo tempo não concordo com esta distinção. 
Entendo que, o protagonismo deve ser de outros intervenientes no jogo de futebol, nomeadamente jogadores e treinadores.

7 - Em termos de Árbitros, qual é o ambiente que se vive no seio dos Árbitros do nosso distrito?

R: Não é o melhor com toda a certeza. Posso dizer que, como eu me sentia e penso, existem mais alguns árbitros em atividade que também estão descontentes.

8 - Que mensagem deixaria agora a todos os leitores deste espaço, à Fundação Inatel e ao Coordenador do Futebol, Carlos Borralheira?

R: Procurem dignificar ao máximo este espaço nas redes sociais. O inatelbeja.blogspot.pt é útil em matéria de informação desportiva do campeonato Inatel. O futebol desta Fundação chega a muitas terras deste nosso ”Alentejo profundo” como dizia o saudoso José António Castilho e através deste Blogue, ela pode e deve ser partilhada por todos os seus adeptos sem entrarem em ”lavagem de roupa suja”. Para a Fundação Inatel, desejo que melhorem sempre, o futebol é um desporto enraizado na nossa cultura, direi que prestam um bom serviço (quase) público às populações. 
A Fundação Inatel não é só futebol, oferece um leque muito variado de atividades. Ao seu Coordenador Desportivo responsável por Beja, desejo o melhor, faço votos para que ele consiga levar o barco a bom porto. Um grande problema que ele tem em mãos é o fato de ”tocar vários instrumentos” na área desportiva e cultural e quanto a mim, por vezes, não consegue ter a capacidade de resposta desejada.
A todos, sem exceção, obrigado por me terem aturado nas competições organizadas pela Fundação Inatel. Foi agradável da minha parte poder visitar muitas terras espalhadas pelo nosso Distrito.
Contribui desta forma para a realização dos jogos na qualidade de árbitro de futebol.

Até sempre!
Manuel Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

e com muita pena que vejo o melhor arbito sair perdemos um grande senhor arbito e um grande amigo um abraço ate um dia