Esta semana retomamos a nossa viagem no que toca a Entrevistas aos Jogadores de cada CCD em Competição no Campeonato da Inatel, como tal fomos a conversa com André Ramos, que representa a União Desportiva Beringelense há vários anos, sendo para todos os exemplos de esforço e dedicação a toda a colectividade. Tem 25 anos, joga a médio-centro e é uma das peças fundamentais na equipa de Tiago Borges.
A primeira questão que lhe coloco é: Como se define enquanto atleta e diga-nos qual foi o seu percurso enquanto jogador?
- Antes de mais quero agradecer esta oportunidade e congratular o Jonnas por todo o esforço que tem feito para divulgar informação do Inatel enquanto gestor/moderador do blogue.
Respondendo à pergunta, apesar de não gostar de falar sobre mim, considero-me um atleta esforçado, trabalhador, responsável e competente.
Enquanto jogador representei o Beringelense na categoria de Escolas, Infantis e Iniciados depois como na altura a direcção decidiu não fazer equipa estive um ano parado. No ano seguinte (2º ano de Juvenis,) como o Beringelense, continuava sem equipa decidi aventurar-me com uns companheiros da altura e fomos para o Sporting Clube Ferreirense. No primeiro ano de Júnior voltei para Beringel e fui jogar para os Séniores, na 2ª Divisão Distrital, que tinham na altura uma equipa muito boa. No ano seguinte a equipa Sénior parou em Beringel e voltei ao Ferreirense, uma casa onde tinha feito muitos amigos em apenas um ano. Foi, em termos de resultados a minha melhor época desportiva, onde ficou um sabor a azedo com o final do campeonato pois perdemos a final da Taça de Juniores para o Guadiana de Mértola e perdemos o campeonato na última jornada também frente à equipa de Mértola, sendo que o Moura se sagrou campeão. Tínhamos na altura uma grande equipa e um treinador muito bom (Jorge Costa).
No ano seguinte voltei para Beringel e aqui tenho continuado com muito orgulho a representar o meu clube, nos primeiros anos na 2ª Distrital e mais recentemente no campeonato da Inatel.
Lembrando agora um pouco da época passada, vem-nos a memória a excelente temporada do UDC Beringelense, sob o comando de José Inverno. Este ano houve algumas mudanças na equipa e os bons resultados tardam em aparecer, para que a equipa possa chegar aos primeiros lugares da tabela classificativa, pensa que caso não consigam passar a 2ª fase a época será decepcionante? Qual é o objectivo do CCD, para a presente época?
- É preciso lembrar que a época passada o treinador principal foi o mister Pedro Xavier que só passado algumas jornadas entregou a equipa ao José que na altura era treinador adjunto. Digo isto pois o “sucesso” da época passada deve-se em sua grande parte ao trabalho do mister Pedro que tinha começado a construir a equipa no ano anterior.
Quando iniciámos esta época todos tínhamos por objectivo atingir um dos dois primeiros lugares do grupo. De momento a situação encontra-se muito complicada, o que deixa a equipa um pouco desmotivada mas sempre sem baixar os braços. Se realmente se verificar o mais prováve,l iremos ficar um pouco decepcionados, é verdade.
Hoje em dia os objectivos do clube são os de conseguir os 3 pontos no próximo jogo, é assim que temos encarado o campeonato e é assim que o iremos continuar a fazer. Caso se confirme a não obtenção dos lugares que permitem o acesso à segunda fase iremos continuar a lutar para deixar sempre a melhor imagem em campo.
Na minha opinião, este tem sido um ano muito ingrato para a nossa equipa pois tem sido o ano que temos conseguido praticar melhor futebol, controlar melhor as diferentes fases do jogo mas os golos não aparecem e quando aparecem são insuficientes ou anulados (como já aconteceu por duas vezes esta época).
O facto de nunca termos perdido por uma diferença de golos superior a 1 golo, penso que é revelador de alguma falta de sorte. Bem presente na minha memória encontra-se o jogo da última jornada nas Neves onde a ganhar por 0-1 o senhor Mário Santa Bárbara conseguiu dar a volta ao resultado e com isso perdermos 2-1. Em Faro do Alentejo após a anulação de um golo quanto a nós limpo o Faro faz o golo na jogada seguinte sendo que perdemos 1-0.
Sem tirar o mérito ao trabalho das equipas adversárias penso que a sorte não tem estado do nosso lado e os árbitros também não têm sido correctos para a nossa equipa.
Como todos nós sabemos a UDC Beringelense, representou vários anos os Campeonatos da AF Beja, sente que num futuro próximo isso poderá voltar a acontecer? Da sua opinião quais são os clubes da Inatel pertencentes a Beja que teriam capacidades para suportar os custos de uma época num campeonato da AF Beja?
- Eu considero-me um optimista e como tal acredito que irá voltar a acontecer, talvez mais cedo do que muita gente pensa. O Beringelense tem a vida complicada porque tanto quanto sei a Junta de Freguesia não apoia muito o clube. Contudo é um clube com história nos distritais e que tem conseguido lutar sempre de maneira a conseguir por si próprio as melhores infra-estruturas e resultados desportivos.
Em termos de outras equipas que podem vir a integrar os campeonatos da AF Beja é complicado para mim falar pois não conheço a situação financeira mas se falássemos da qualidade das equipas, penso que o Louredense, a Trindade e talvez o Albernôa apresentassem valores para disputar esses campeonatos sem qualquer problema.
Ainda há bem pouco tempo, falou-se numa possível colocação de um Relvado Sintético. Consegue-nos dizer em que ponto se encontra a situação?
- Infelizmente, para isso ter acontecido teria que ter havido um comportamento mais indicado e correcto por parte do anterior partido com mandato na Câmara de Beja. Por trás dessas decisões, como não podia deixar de ser, acredito que tenham existido interesses e “politiquices” que levaram ao abandono do projecto. Caso o clube tivesse conseguido a colocação do relvado acredito que estaríamos a disputar campeonatos da AF Beja pois isso iria trazer outra visibilidade ao clube. De resto, nos dias que correm acho pouco provável que a curto prazo se desenvolva esse projecto, até porque estamos a viver uma situação económica difícil.
Qual é a diferença mais notável entre o plantel da época passada e o da presente temporada?
- A maior diferença quanto a mim está nos resultados pois os resultados também fazem as equipas. É complicado manter a equipa motivada quando os resultados não correspondem ao que a equipa tem produzido. Individualmente também temos tido algumas condicionantes de jogadores lesionados e outros que não podem comparecer aos jogos, e não temos conseguido criar grandes rotinas de jogo apesar de produzirmos um futebol mais ofensivo que a época passada. Em termos “teóricos” de plantel este ano, quanto a mim temos uma equipa com mais soluções, nomeadamente ofensivas, que o plantel da época passada.
Para terminar, qual a mensagem que gostaria de deixar à Delegação Inatel de Beja, aos seguidores desde espaço e ao Administrador do Blogue da Inatel?
-À Delegação Inatel de Beja quero agradecer o esforço por eles desenvolvido mas também pedir para olharem para um problema que me parece óbvio, o da arbitragem. A falta de árbitros e a má qualidade de certos árbitros que apitam no Inatel tem de ser revista e actuar de forma a melhorar o campeonato. Há já algum tempo que o campeonato tem vindo a evoluir tanto em termos de estrutura como de nível das equipas mas não é acompanhada pela arbitragem. É necessário formar novos árbitros e incentivá-los a terem melhores desempenhos.
Aos seguidores deste espaço quero fazer um pedido, existe um grande número de seguidores que podem dar um contributo positivo e que não o fazem por algum desleixo na minha perspectiva. Este espaço divulga muita informação que todos gostamos de ver e seguir como tal não custa nada deixar um comentário de agradecimento ou com o próprio ponto de vista demonstrando sempre alguma maturidade e fair-play. A onda de comentários anónimos, em nada benéficos para o nome do campeonato, que aqui existiu não me parece fazer sentido nenhum visto que somos todos crescidos para assumir as nossas palavras e ter um pouco de bom senso nas mesmas. Registem uma conta, participem dando a vossa opinião de maneira a fazer o blogue crescer e mostrar que o campeonato tem valor para as pessoas que não estão tão dentro dele.
Ao Administrador do Blogue quero desde já agradecer a entrevista e a oportunidade, inerente a ela, disponibilizada para partilhar um pouco das minhas experiências e pontos de vista. Quero também desejar uma boa continuação de “posts” sempre com grande qualidade informativa, como tem sido habitual até aos dias de hoje.
Aproveitar ainda para deixar aqui um convite a toda a comunidade para visitarem o endereço do blogue onde sou um dos moderadores http://udcb.blogspot.com .
4 comentários:
Parabéns André... Grande Abraço
Como jogador penso que caracterizou-se bem. É bastante esforçado e tem muita força de vontade. Mas mais do que isso é um bom amigo, daqueles que temos sorte em poder contar.. O que empregamos nas nossas acções é tudo, André! Abraço :)
Obrigado a ambos ;)
André Ramos
Tive oportunidade de jogar com ele quando ainda era júnior e eu já sénior. Bom rapaz e bom amigo. Abraço André
Ass: João Amarante
Enviar um comentário