Após mais um começo dos Campeonatos de Futebol de 11 da Inatel – Agencia de Beja, viemos a conversa com aquele que é sem duvida um dos melhores guarda-redes da Inatel, senão do Distrito. Formado nas Escolas do Desportivo de Beja e do Bairro de Nossa Senhora da Conceição, onde se sagrou Campeão Distrital de Juniores, juntamente com Rui Sousa, Jorginho, Carlos Mendes, entre outros… Miguel Custodio tem sido nas últimas épocas um jogador a ter em consideração, pois é de louvar a sua vontade de jogar no Campeonato da Inatel, tendo o jogador capacidade física e técnica para outros patamares.
Quem é Miguel Custódio, jogador do FC Albernoense? Qual o seu percurso?
à Boa tarde a todos, acho que me posso descrever como uma pessoa que tem uma paixão enorme pelo jogo, que adora o jogo e que tem no futebol o seu maior vicio. Sou um rapaz de 25 anos, que começou o seu percurso aos 8 anos nas escolinhas do Bairro da Conceição onde fui vice campeão distrital, numa equipa com Pardal, Jorginho, Pé de Gesso, entre outros bons jogadores. Continuei no Bairro até ao meu 2º ano de infantil, onde nesse ano conseguimos ir à fase final(4 equipas) acabando no 3º lugar atrás de Desportivo e Despertar e à frente do Moura. Nos iniciados mudei para o Desportivo de Beja no campeonato nacional, numa época em que joguei pouco uma vez que era iniciado de 1º ano e o Carlos Rato era um excelente guarda redes e era Iniciado de 2º ano. No meu 2º ano de Iniciado voltei ao Bairro da Conceição e aí fiquei até ao 1º ano de Juvenil. No 2º ano de Juvenil após muita insistência dos meus colegas de turma do 11º ano de Liceu (Pedro Sanina, Rui Mestre, Pedro Maragato) voltei ao Desportivo de Beja para jogar no Nacional de Juvenis. Nesta época penso que cresci muito como Guarda Redes, uma vez que fui titular a jogar num campeonato muito competitivo, numa equipa com muitos valores(Tiago Targino, Pedro Sanina, João Vilão, Gustavo Azevedo, Ricardo Augusto, Rui Sousa, Jorginho, Pedro Maragato, Rui Mestre, Xiquinho, Fernando Abudância, Luis Canudo, André Lourenço, Hugo Esteves, João Carlos, Carlos Vicente), quase todos a jogar em escalões da 1ª Distrital para cima, em que garantimos a manutenção numa renhida liguilha contra o CADE do Entroncamento. Nesta mesma época tive as minhas 1ªs chamadas à selecção distrital sub-17, assim como o interesse por parte do S.C.Campomaiorense nos meus serviços. No meu 1º ano de Júnior, após o Desportivo ter acabado com todos os escalões de formação excepto os Júniores, uma vez que não me identifiquei com o que se estava a passar no clube, eu e outros colegas(Rui Sousa, Jorginho, Zé Graça) decidimos sair e tivemos no Bairro da Conceição um clube onde pudemos demonstrar o nosso valor a nível distrital, sagrando-nos campeões distritais e vencedores da Taça do Distrito. Esta equipa passeou completamente no campeonato distrital e não teve adversários que pudessem ombrear com ela. No meu 2º ano de Júnior e com a entrada na faculdade em Lisboa no Instituto Superior Técnico, decidi fazer uma paragem, até que a meio da época a vontade de voltar a jogar futebol e a insistência dos meus amigos de Albernoa, me fizeram regressar aos campos. Aqui me mantenho no F.C.Albernoense passados 7 anos, onde são de registar 3 passagens à fase final do campeonato, chegando uma vez à final distrital.
Sente que na Inatel, existem CCD´S com capacidade para fazer frente a equipa que militam o campeonato maior da AF Beja?
à Quanto a esta pergunta é difícil de responder. Existem equipas com muita qualidade no Inatel, mas capacidade para lutar com equipas da 1ª Distrital acredito que não haja, uma vez que os valores dos atletas e a capacidade física dessas equipas são claramente superiores. No entanto tenho a certeza que existem equipas do Inatel com qualidade suficiente para fazerem boa figura num campeonato da 2ª Distrital. Quanto a jogadores, esses sim, tenho a certeza que há jogadores no Inatel, com capacidade para jogarem numa 1ª Distrital.
Teve épocas anteriores muito promissoras, com boas exibições. Qual o seu objectivo pessoal para esta época?
à Os meus objectivos pessoais, são acima de tudo os da minha equipa, que passam nesta 1ª fase por atingir um lugar entre os 2 primeiros classificados da série. Outros objectivos que tenho, são manter o nível que trago desde o inicio deste campeonato e poder ser decisivo na conquista de pontos pela minha equipa, pois penso que já não me encontrava em tão boa forma há alguns tempos.
Sabendo que você possui atributos que lhe podiam dar acesso a outros patamares, sente que isso ainda é possível?
à Tenho que agradecer desde já a parte que me toca em relação à maneira que me estão a fazer a pergunta, e dizer sem ponta de vaidade, que se ainda não dei o salto, foi porque não pude, uma vez que estudo em Lisboa e não posso treinar durante a semana excepto às 6ªs feiras e algumas 5ªs feiras...Já recebi algumas abordagens de pessoas ligadas a equipas da 1ª distrital ao longo dos anos que jogo no F.C.Albernoense, mas nunca se proporcionaram as condições para se concretizar a mudança. É com todo o orgulho que represento o clube da minha terra, mas obviamente gostava de um dia poder voltar a jogar com outra competitividade, uma vez que penso ter condições físicas e técnicas para isso, e também devido ao facto de me considerar uma pessoa competitiva e ambiciosa.
Sabendo que o FC Albernoense, só conseguiu a 1ª vitoria na passada semana, sente que ainda é possível chegar ao 1º lugar?
à Estamos na 3ª jornada do campeonato, temos 4 pontos, e estamos a 3 pontos do 1º lugar, por isso acho que é legitimo pensar que podemos ser 1ºs no final. Se não conseguirmos o 1º lugar, penso que poderemos conseguir o 2º, o que já nos vale a conquista do nosso primeiro objectivo. A série em que estamos envolvidos é muito competitiva, tem o actual campeão distrital, tem a equipa com mais titulos distritais, tem o finalista de há dois anos, tem um Santa Vitória muito forte e com uma equipa muito jovem, e tem um Jungeiros, que é uma equipa de gente experiente e de qualidade, que pode ganhar qualquer jogo.
Quais os colegas com quem jogou que mais o marcaram e os treinadores com que mais gostou de trabalhar?
à Felizmente muitas pessoas me marcaram ao longo destes 17 anos no futebol, mas não posso deixar de começar pelo inicio...Primeiramente o meu próprio pai, pessoa desde sempre ligada ao futebol , com paixão e conhecimentos ao nível do jogo, que sempre foi uma influencia para mim e ao mesmo tempo um apoio. O Sr. António Mareco do Bairro da Conceição, que me viu a jogar em Albernoa num jogo de treino contra o Bairro da Conceição e me convidou e convenceu os meus pais a deixarem-me ir jogar para Beja com 8 anos. Foi também o meu 1º treinador e era o presidente do clube quando fui campeão de Juniores e vencedor da Taça do Distrito pelo Bairro. Não posso esquecer também os directores do futebol Juvenil do Desportivo de Beja, o Sr. Carlos Sanina e o Sr. João Crujo assim como o treinador de guarda redes Nuno Santana que me fez evoluir muito, e o Mister Pratas Palma, que confiou em mim desde o primeiro momento até ao último e acreditou nas minhas qualidades. Tenho que realçar ainda o Mister Franco com o qual fiz a dobradinha no Bairro da Conceição e foi meu treinador no 1º ano de F.C.Albernoense, uma pessoa que me deu a responsabilidade de ser capitão de equipa no Bairro e que aos 17 anos me lançou sem medo nos jogos decisivos nos séniores em Albernoa e confiava ilimitadamente em mim. Por último o actual treinador do F.C.Albernoense do qual tenho o prazer de ser amigo, o Mr. Leitão que é uma pessoa que já me conhece bem e que sei que acredita em mim e da qual admiro o sentido de responsabilidade e de organização. Outra pessoa que não posso esquecer é o meu amigo Jorge Cabeça, antigo Guarda Redes do F.C.Albernoense, que foi desde sempre nos meus tempos de criança uma influencia para mim no gosto pela baliza. Quanto a jogadores que me marcaram tenho que começar por um dos meus melhores amigos fora do campo, que é o Jorginho, uma pessoa e um jogador fantástico com quem tive o prazer de jogar alguns anos e que agora brilha no Mineiro Aljustrelense e que acredito ter valor para outros palcos. O Pardal que actualmente joga no C.D.Beja por ter sido um dos maiores talentos que vi jogar, é um jogador genial quando quer e consegue resolver um jogo sozinho. O Tiago Targino actualmente no Vitória de Guimarães por me recordar de uma jogada fantástica dele frente ao Silves num pelado ruim e por me ter dado a camisola dele num jogo frente ao Benfica no estádio da Luz. O Rui Sousa pelo goleador que é! O Sanina pela classe que mete em cada lance, e o David Mestrinho e o Vitor Mestre por fazerem parte da minha equipa e serem dois dos meus melhores amigos e o Zé Manel actual treinador adjunto do F.C.Albernoense por ter sido o melhor jogador e melhor lider que vi dentro de um campo de futebol no Inatel. Poderia nomear mais alguns nomes, mas estes penso que foram as pessoas mais importantes ao longo destes 17 anos.
Que mensagem gostaria de deixar aos leitores do blogue e aos sócios e Simpatizantes do Albernoense?
Aos leitores do blogue, gostaria de dizer para ficarem atentos ao campeonato da Inatel, e apreciarem o valor que algumas equipas apresentam. Que se preocupem em desfrutar do futebol e que marquem presença com espírito positivo nos campos de futebol. Aos sócios e simpatizantes do Albernoense gostaria de pedir que nunca deixem de acreditar na equipa e que a apoiem sempre com o fervor que apresentaram nos grandes momentos que já tivemos oportunidade de ter nestes últimos anos.
Um abraço a todos os leitores, Miguel Custódio
9 comentários:
tao e a malta de ENTRADAS
reliquias 1 - 4 sanluizense
Santa Vitória- 2, Louredense.2
Trindade- 2, Jungeiros-0
já vi este GR a jogar e para mim tem muito valor .
Sem dúvida dos melhores GR no inatel ... para mim só fica atrás do peta .
Abraço
Não poderia deixar de comentar esta entrevista, pois como seu treinador só posso confirmar as suas declarações. É um jogador que vive intensamente, por vezes demasiado, o jogo. Existiram algumas vezes em que o tive que repreender para não colocar muita pressão nos companheiros, tal a intensidade com que vive o jogo. No entanto é um trabalhador incansável e transmite uma confiança enorme aos restantes companheiros de equipa. No que ao estar em patamares futebolisticos superiores diz respeito, ele sabe, pois já lhe disse, que é legitimo que ele os alcançasse. Talvez não o tenha feito já por motivos escolares e também por um gosto admirável pelo equipa da sua terra FC Albernoense, assim como o grupo que integra o seu plantel. Desejo-lhe as maiores vitórias, pois também serão minhas em parte. Um grande abraço.
António Leitão
Tr FC Albernoense
o albernoa vai jogar a série2
Santaclarense 6 Bicos 0
análise grupo f
JUNGEIROS
SANTAVITORIA (X2)contrastes entre estas duas equipas o jung nas duas proximas jornadas vai defrontar em casa as duas equipas mais fortes do grupo e o stvt nas duas proximas jornadas vai defrontar fora teoricamente as duas equipas mais fracas do grupo , era importante que antes da recepção à trindade se aprovisionam-se nestes dois jogos fora para a equipa ganhar confiança naquele que será o jogo mais importante da 2 volta em stvt , quanto ao jungeiros está arrumada a sua participação nesta fase.
ALBERNOENSE
TRINDADE(2) não se vê qualidade à equipa de albernoa para levar de vencida a equipa da trindade.
LOUREDENSE : pois bem nesta jornada está tudo bem mas na ultima como estará para já estará mal os jogos adversárioas porque trin e stvt jogam em casa contra equipa já arredadas da serie 1 seria importante o lrdse começar com uma vitória em jung e até lá tem muito tempo para preparar isso seja através dos jogadores seja através de adeptos.
sem dúvida uma presença enriquecedora no campeonato da INATEL , um dos grandes valores do seu clube, e do campeonato...que continue a boa forma...abraço sr. miguel
Enviar um comentário