6 de dezembro de 2010

Entrevista a Tony (Alcariense)!


Mais uma Entrevista! Desta vez fomos até ao Concelho de Mértola, onde podemos encontrar na pequena Aldeia de Acaria Ruiva, o Alcariense que este ano tem feito uma época muito regular, conseguido até agora o 2º lugar na tabela classificativa no Grupo D, estando em desvantagem de um ponto sobre o 1º Classifica. Como tal viemos a conversa com o Guarda-Redes António Esteves, conhecido nos campos da Inatel por “Tony”, que já representa este CCD há alguns anos sendo já “um filho da casa”.

Antes de mais agradeço a disponibilidade demonstrada para a realização da entrevista, e a primeira questão que lhe coloco é a seguinte: Como se define a si, enquanto atleta e que o seu percurso futebolístico?

- Em primeiro lugar, quero agradecer esta oportunidade de falar de mim e do clube que represento neste blogue. Quero também felicitar o Jonnas pelo bom trabalho e pela paciência que tem tido para manter este blogue funcional. Falando de mim, sou um jogador já na casa dos 30 anos que até a 3 épocas atrás sempre tinha jogado na distrital do Algarve. Defino-me como um jogador com muita garra e muito exigente, não gosto sequer de empatar, quanto mais perder. Diz-se que já não se usa, mas ainda sou daqueles jogadores com amor a camisola. Dou o máximo em cada jogo pelo meu clube.

Representando já há muitos anos a formação oriunda de Alcaria Ruiva, diga-nos qual o factor que o leva a representar o Alcariense, não sendo natural da localidade? E acima de tudo o porquê de jogar nos Campeonatos da Inatel?

- Fui parar ao Alcaria através do jogador Bruno (correio). Sabendo que não ia jogar nas distritais, e sabendo que me desloco sempre aos fins-de-semana para a zona de Mértola, desafiou-me para me juntar ao clube. Desde o primeiro minuto que fui bem recebido no clube e na aldeia. São pessoas 5 estrelas por aqui. Para mim jogar no Inatel tem o mesmo valor que jogar na distrital, pois temos um campeonato com equipas bem organizadas e com excelentes jogadores, digo mesmo que muitas equipas com os planteis que dispõem faziam boa figura numa primeira divisão de muitos distritos. Á muito valor no “nosso” campeonato e por isso jogo na Inatel com muito gosto.

Desde sempre, que o Campo de Jogos de Alcaria Ruiva ficou conhecido pelas suas dimensões reduzidas, sente que esse é um factor que ajuda a equipa para “bater o pé ás equipas adversárias” no vosso terreno, uma vez que a equipa não treina e assim ajuda a formação a conseguir por vezes aguentar uma partida com adversários superiores?

- É um facto que o nosso campo é reduzido, mas isso para nós e se forem ver os resultados das ultimas épocas, o Alcaria joga muito melhor fora que em casa. Gostamos de jogar em campos largos onde obriga o adversário a abrir espaços na sua defesa, de maneira a podermos explorar a nossa velocidade. Por isso quando dizem que a nossa maior força é nos jogos em casa, isso não responde a verdade. As equipas quando vêem ao “Calderon” de Alcaria fecham-se muito lá atrás, dificultando o nosso sistema de jogo.

Sendo ainda o Alcariense, um CCD de pequena dimensão, sente que será possível ver o clube comandado actualmente por Ricardo Brito, competir por exemplo numa 2ª Distrital?

- Poder competir isso podia, mas penso que isso não passa sequer nos pensamentos dos directores ou do treinador. Os jogadores são de fora, o que dificulta ter treinos para poder aguentar um campeonato mais exigente. O clube tem poucas ajudas quer humano quer financeiro. Para podermos entrar numa distrital e para fazer boa figura tínhamos quer ter um suporte muito maior e mais condições. Entrar numa distrital requer mais que ter só bons jogadores.

Nas últimas temporadas, temos assistido a um Alcariense muito forte no inicio de época, mas que depois vão fracassando aos poucos, sente que este ano é possível haver uma surpresa no que toca a classificação no final do campeonato?

- Desculpa Jonnas mas vou ter que te corrigir, o Alcariense não começa bem os campeonatos. Isso podem comprovar nos resultados das últimas temporadas. É costume começar mal, pois penso que será devido ao facto de sermos a única ou das únicas equipas que não treina. Quando entramos no ritmo de competição normalmente é lá para a 5ª/6ª jornada. Estas ultimas épocas o Alcariense, tem andado na frente da classificação e na época passada ate fomos a segunda fase, onde não passamos por pouco. Esta época queremos no mínimo a passagem a segunda fase, depois jogo a jogo, traçamos os nossos objectivos. Podem contar mais uma vez com o Alcariense, para andar a “lutar” pelos lugares da frente e de passagem a fase seguinte.

Qual é a maior diferença entre o plantel da época anterior e o da presente época?

- A época passada, já tínhamos um bom plantel mas penso que seria “curto”. Esta época a equipa técnica reforçou todos os sectores da equipa, tendo assim mais opções para o onze inicial e para o banco. Temos um excelente grupo, quer dentro de campo quer na “3ª parte do jogo de futebol”. O nosso forte é mesmo a garra e a união.

Por fim, quero mais uma vez agradecer-lhe a disponibilidade, resta-me então pedir-lhe que deixe uma mensagem a Agencia Inatel de Beja, aos Simpatizantes do Alcariense e ao Administrador do Blogue.

- Foi um prazer responder as questões do blogue “oficial” do campeonato de todos nos. Quero deixar um alerta ao Inatel, em relação a ter certos árbitros já sem capacidade física e mental para apitar jogos. Deviam ter mais atenção nessa área pois o campeonato só tem a ganhar com isso. Em relação aos simpatizastes e sócios do Alcariense, quero deixar um enorme obrigado por nos acompanharem e incentivarem em todos os jogos. Continuem a acreditar em nós, pois vamos dar-vos ainda mais alegrias. Para ti Jonnas, também um obrigado por divulgares o campeonato do Inatel de Beja e que continues com o bom trabalho apesar de haver sempre alguém a tentar deitar abaixo o que fazes. Tenta ser sempre imparcial e não entres em conflitos com anónimos, não te fica bem isso. De resto tens um blogue com pés para continuar a divulgar a 100% o que se vai fazendo por esses campos do Inatel de Beja. Um abraço a todos os leitores deste blogue, jogadores, treinadores, dirigentes e simpatizantes de todos os clubes.

Ate uma próxima.

1 comentário:

Nuno disse...

ah ganda Tony xD