22 de fevereiro de 2011

Entrevista a São Brás (Faro do Alentejo)!


Chegamos hoje ao Concelho de Cuba, onde encontramos o único representante deste Concelho, o CCD Faro do Alentejo. A equipa fez uma pausa na sua actividade, voltando agora numa grande forma para esta época de estreia, pois alcançou a Fase Final que lhe dará oportunidade lutar pelo Titulo Distrital!

E para esta entrevista, entrei em contacto com um jogador bastante conhecido no nosso Alentejo que é sem dúvida uma mais-valia para este campeonato. Com os seus 32 anos, o Defesa São Braz que já jogou em clubes como o Ferreirense, Moura AC, Despertar, etc., e é sem duvida uma mais-valia para a formação de Faro do Alentejo

Como se define enquanto atleta e que o seu percurso futebolístico?

- Como atleta defino-me como defensor da camisola que visto, racional, lógico, de raça embora pataludo e desengonçado (risos).

Relativamente ao meu percurso futebolístico, penso que apesar de risonho, poderia ter sido bem mais. Tive a sorte de jogar em muito boas equipas, ter grupos de trabalho bons e tive que fazer muitos sacrifícios.

No percurso de um praticante de futebol é preciso sacrifício, gosto pelo que se faz e mesmo a este nível ter uma pitada de profissionalismo.

Nesta “nova era” para a equipa oriunda de Faro do Alentejo o balanço é extremamente positivo, pois os resultados têm sido muito bons. Ate onde pode chegar o CCD Faro do Alentejo? E qual o objectivo que a direcção vos propôs?

- O Faro do Alentejo (Farinho) estando já na fase final do campeonato da Inatel e tendo três vitórias em três jogos poderá chegar á final, não sendo isso fácil. Ainda há muitos jogos pela frente, mas certamente que todos os jogadores, que este ano honram a camisola do Farinho, irão fazer todos os possíveis para chegarem á final da Inatel.

Quanto à direcção, desde o primeiro dia, pediu-nos para que nos divertíssemos, que fossemos amigos e acima de tudo para dignificarmos a camisola do Faro do Alentejo.

Tendo uma carreira com varias passagens por clubes com renome na nossa região, qual é a maior diferença entre a Inatel e uma 2ª/1ª Distrital da AF Beja?

- Efectivamente existe diferença, da Inatel para o futebol federado, em muitos aspectos, um dos aspectos que faz a diferença é ao nível dos equipamentos desportivos que existem actualmente para a prática do futebol. Na distrital, praticamente, todos os campos são sintéticos, enquanto na Inatel é tudo pelado, os jogadores não são remunerados na Inatel entre muitas outras diferenças que eu poderia aqui enumerar.

A meu ver, existem muitos jogadores na Inatel que jogavam nas equipas de futebol de topo do “distritalão” de Beja. Não esquecendo que existem muitas pessoas ligadas aos clubes da Inatel, que acarinham e respeitam, bem mais, os seus atletas, relativamente a outros clubes do distrital.

Apesar da sua idade, ainda podia andar noutras paragens. O que o fez vir jogar para a Inatel?

- A idade não é impeditiva de jogar em clubes de um nível superior à Inatel. Vim parar á Inatel por convite da direcção do Faro do Alentejo. Como eu já não jogava futebol, num clube, há algum tempo, por ter sido operado aos joelhos e por motivos pessoais/profissionais, decidi aceitar o desafio.

E já agora… qual velho nem velho!? Apesar da idade, ainda estou pronto “prás curvas” (risos)

Numa altura em que são cada vez menos os apoios as colectividades existentes, pensa que a equipa de Faro poderá disputar um Campeonato Federado, sabendo que os custos da participação são elevados?

-Essa é uma questão que tem de colocar á direcção do Faro do Alentejo. Mas, penso que o futebol distrital vem caminhando para o tipo de campeonato da Inatel. Onde as despesas dos clubes são bem mais em conta. Visto cada vez mais os clubes dependerem dos municípios e existirem cada vez menos empresas a ajudarem o que por sua vez leva a que haja menos dinheiro para tantos encargos e necessidades de uma distrital.

Quanto a si e olhando para o global da Inatel, quais as equipas com capacidades para poder jogar numa 2ª Distrital?

- Ainda não vi todas as equipas da Inatel jogarem, mas penso que a maior parte das equipas que estão na fase final da Inatel poderiam jogar na 2º distrital. Apesar de ser diferente, jogar na Inatel e jogar na distrital. Estas equipas poderiam conseguir disputar a 2º distrital ao nível dos jogadores que têm, agora a nível financeiro, não sei.

Penso que a vossa equipa “beneficiou” com a extinção da AF Trigaches, onde vários jogadores acabaram por ir para o CCD Faro do Alentejo. O vosso plantel é maioritariamente de Faro do Alentejo?

- O plantel do Faro do Alentejo tem muitos jogadores da terra, apesar de também ter alguns jogadores de terras que se situam nas redondezas de Faro do Alentejo. Os que não são de Faro do Alentejo a maior parte deles já lá jogaram em anos anteriores.

Quais as maiores dificuldades com que o vosso clube se debate? O Que acha das arbitragens do Campeonato?

-quanto á primeira pergunta, mais uma vez respondo, que terá de ser a direcção a responder.

Existem árbitros bons, mas também existem árbitros que se ficassem em casa ou fizessem falta de comparência, o futebol da Inatel agradecia, mais propriamente, as pessoas que se deslocam aos campos para assistirem ao jogo e as duas equipas que se vão confrontar.

Para terminar deixe uma mensagem aos Associados do CCD Faro do Alentejo, a Agencia Inatel de Beja e ao Administrador do Blogue!

- A todos os associados do Farinho e simpatizantes agradeço em nome da equipa o apoio… apesar de sempre se querer mais … (risos) … aos restantes um grande bem-haja! Obrigado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já imaginaste que se também os jogadores, e são muitos, que o melhor que faziam era ficar em casa, por constantes agressões aquela coisa redondinha que se chama bola, imitassem os árbitros, o Torneio acabava.