30 de abril de 2011

Amoreiras-Gare (Odemira): Festa de Maio e VIII Feira do Interior!

Amoreiras-Gare recebe a partir de hoje até domingo, as Festas de Maio e VIII Feira do interior. Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare realiza as “Festas” há 20 anos para promover melhoramentos sociais na aldeia. O certame custa 30 mil euros e espera 10 mil visitantes.

Promovidas pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, tem hoje inicio naquela localidade do concelho de Odemira, prolongando-se até domingo, as “Festas de Maio” e a “VIII Feira do Interior” dois certames baseados em três vectores: artesanato, produtos regionais e cultura alentejana.

Com um vasto conjunto de iniciativas culturais económicas e desportivas, que mobilizam anualmente milhares de visitantes, aguardando a organização que este ano passem por Amoreiras-Gare, mais de 10 mil visitantes, onde o convívio, o debate, a gastronomia e os petiscos são os pontos fortes dos dois certames.

Antero Silva, o presidente da associação, refere que “desde há 20 anos que as receitas das festas sem têm destinado a promover melhoramentos sociais na aldeia”.

Com um investimento que ronda os 30 mil euros, Antero Silva, revela que os artesãos têm ao seu dispor “uma tenda para expor e trabalhar ao vivo, sem custo de terrado, pagando a organização as refeições e as dormidas”.

Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a funcionar ao longo dos três dias, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios.

Sexta-feira, dia 29 de Abril

O primeiro dia das “Festas de Maio” e da “VIII Feira do Interior” fica marcado pela visita do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.

Às 15.00 horas, decorrerá o colóquio “A Floresta, suas potencialidades”, actividades com os alunos das Escolas da Freguesia (10.30h) e a actuação de alunos de música do Agrupamento Vertical de Colos (11h). Para a noite está agendada a actuação da Banda TEKOS, seguida de baile.

Sábado, dia 30 de Abril

Haverá Missa no Salão do Centro Social acompanhada pelo Coro da Paróquia de Grândola (10h) e entrega dos prémios do concurso de poesia e apresentação dos poemas premiados (11.30h). Pelas 14.30h, terá início o 6º Festival de Cantares ao Desafio / Improviso, com a actuação dos grupos Cantares da Serra de (S. Martinho das Amoreiras), As Vozes da Nossa Terra de Campo Maior e Cantares ao Desafio por Augusto Moreira e por Adília de Arouca. Para as 17.30h, estará prevista a actuação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare e do Grupo Coral Cardadores da Sete. À noite haverá espectáculo com as artistas Can Can e baile.

Domingo, dia 1 de Maio

Haverá um passeio equestre e um encontro de poetas e artistas populares. O momento mais aguardado será o Encontro de Cante ao Baldão, com início às 14.30h. Para as 18.00h estão agendadas as actuações do Grupo Musical Amoreirense, do Grupo de Música Popular “Atar e por ao fumeiro” e do Rancho Típico Sambrasense. As festas encerram com uma tourada à alentejana.


Fonte: Radio Voz da Planicie

Sem comentários: