Com o começo de mais uma temporada desportiva, iniciamos mais uma ronda de entrevistas por todos os clubes da Inatel, esta temporada o primeiro clube a ser divulgado é o Sobral D´Adiça que de ano para ano, vai ficando "com sangue novo" e é uma das actividades que movimenta o povo Sobralense.
Para conhecermos melhor este clube, vim a conversa com Adelino Peres, que este ano é o Treinador da equipa.
1 - Antes de mais agradeço a sua disponibilidade para esta pequena conversa, que visa dar a conhecer o CCD Sobral D´Adiça, um dos emblemas da Inatel da margem esquerda do Guadiana.
Qual é a ambição em termos competitivos do vosso clube?
R: A nossa ambição é ganhar todos os jogos possiveis e dignificar o emblema que representamos.
2 - Olhando para o seu plantel, qual é o principal objectivo para esta temporada, e qual é o maior problema com que o clube se debate?
R: O objectivo é sem sombra de duvidas, passar á segunda fase; No entanto quanto á segunda parte da pergunta o maior problema é o plantel ser composto por estudantes e trabalhadores, inviabilizando que se possa contar com todos e em todos os jogos, não esquecendo a componente financeira que para entendimento basta referir que nos jogos fora se recorre ás vituras particulares.
3 - Olhando para as últimas 3 temporadas do Campeonato da Inatel, e vendo agora, cada vez mais meios de comunicação social a falar da Inatel, pensa que a opinião das pessoa mudou acerca do Campeonato da Inatel?
O que pensa do blogue?
R:Reconheço de forma gratificante a evolução, esforço e qualidade, sendo certamente o blogue um excelente meio de informação.
4 - Como tudo na vida, nem tudo é um "mar de rosas", como é que é visto na vossa óptica a organização do Campeonato?
R:Reconheço que há um enorme esforço para que tudo corra bem, gostaria no entanto de referir que no recrutamento de árbitros, deveriam estar um pouco mais bem formados, pois além de serem (julgo eu os únicos intervenientes no jogo) a serem remunerados verifica-se que por vezes existe uma dualidade de critérios que prejudicam de forma séria a participação dos atletas.
Por exemplo os atletas deste clube frequentaram um acção de formação, regendo-se pelas regras do futebol, ministradas de forma gratuita por elementos do Núcleo de Observadores de Árbitros da Associação de Futebol de Évora, verificando algumas arbitragens, leva-me a supor que alguns nem tão pouco sabem que no futebol existem 18 regras.
Refiro que estas palavras não são dirigidas aos ábitros, mas sim a quem os forma, pois também reconheço que há bons árbitros no inatel e nomes mais que reconhecidos principalmente a nivel distrital, como por exemplo o Sr. que foi referido num jornal desportivo do distrito, na semana passada (Não menciono o nome por respeito de privacidade, mas certamente sabe de quem estaou a falar).
5 - Na vossa zona ainda é fácil recrutar jogadores para o vosso clube, uma vez que existem perto de Sobral D´Adiça, Ficalho, Amareleja e Barrancos?
R: Fácil não é, no entanto estou satisfeito com o plantel á disposição, sendo gente jovem, humilide e dedicada.
6 - Para terminar deixe uma mensagem a todos os intervenientes do Campeonato, a Organização e aos leitores do blogue!
R: As palavras que acima menciono, não são para ferir quaisquer susceptibilidades, mas gostaria que nos respeitassem assim como nós respeitamos, pelo que peço desculpa a quem eventualmente não goste. Desejar a todos os intervenientes um bom campeonato
Á organização uma palavra de apreço pelo esforço, quanto aos leitores, participem pois são também intervenientes deste mesmo Campeonato
Um bem haja a todos
Adelino Peres
9 comentários:
Esse Nucleo de Arbitros que deu formação aos vossos jogadores enganou-os as leis de jogo são 17 e não 18.
Eu gostaria de saber qual é a 18ª. Desculpem a minha ignorância.
o sobral é a pior equipa a receber equipas no seu campo de futebol, não sabem perder e querem é confusão... para mim ficavam bem era excluidos do inatel, agora vem o treinador falar em humildade dos seus jogadores, notou-se contra o brinches este fim de semana passado, fracos mt fracos estes jogadores e treinador.
Há a 18! Já sei é a favor do Sobral da Adiça. Só pode ser.
Que eu saiba não há nucleo de observadores de Evora, pode haver Nucleo de Arbitros. A mania que esta gente tem, de que Évora é que sabem. Se aparecer um arbitro de Èvora que também erra, mas é de Evora. Está tudo bem. Viram ontem um arbitro internacional com dois erros que resultam dois golos. O Inatel tem o espirito de ocupar os tempos livres dos trabalhadores, mas há equipas que jogam como disputassem a Taça Libertdores da America. Se ocorrer um erro do arbitro partem logo para ofensa ou até mesmo agressão, quando deviam dar valor por aquela pessoa estar ali, ao fim e ao cabo a ajudá-los para que eles pratiquem a modalidade que gostamos - FUTEBOL.
Se não houvesse uma critica é que eu me admirava. Se não assim tão espertos, divulguem lá as 17 Leis, que eu por baixo acrescento a décima oitava.
Mister, boa entrevista, bem respondido.
Força Sobral!!!
Então lá vai, sem recorrer a livros e de cor.
1-Terreno de jogo; 2- A bola; 3-Numero de jogadores; 4 - Equipamento de jogadores; 5 - O arbitro; 6 - Arbitros Assistentes; 7 - Duração do jogo; 8 - Pontapé de Saida e recomeço do jogo; 9 - Bola em jogo e bola fora; 10 - Marcação de Golos; 11- Fora de jogo; 12- Faltas e incorrecções; 13-Pontapés Livres; 14 - Pontapé de grande penalidade; 15 - Lançamento Lateral; 16 - Pontapé de baliza; 17 - Pontapé de canto.Se quizerem também as posso descodificar mas isso teria de se fazer uma formação mais atempada. Agora se quizer conferir é ir ao site da FPF. Os árbitros que andam no Inatel tem muita qualidade, só a coragem de enfrentar determinados jogos e determinados ambientes, parece que só com Policiamento é que se sabem comportar. A mistica do Inatel é o convivio, bem receber e preencher os tempos livres com uma futebolada, não é ganhar a todo o preço.
para o julio a 18ª é a do bom senso é aquilo que vócês não têm.
O que se passou no jogo com o brinches foi uma vergonha.
Por acaso existe esse núcleo em Évora.A 18ª Regra(Lei)não está definida mas é mencionada (Neste campo insere-se por exemplo "o bom senso" entre outros;
O Futebol possui 17 Leis, todas estabelecidas pela International Board. A edição mais recente da regra data de julho de 2008.
Índice:
1 Regra 1: Campo de jogo
2 Regra 2: Bola
3 Regra 3: Número de Jogadores
4 Regra 4: Equipamento dos Jogadores
5 Regra 5: O Árbitro
6 Regra 6: Os Árbitros Assistentes
7 Regra 7: Duração da Partida
8 Regra 8: O Início e o Reinício do Jogo
9 Regra 9: A Bola em Jogo e Fora de Jogo
10 Regra 10: O Gol
11 Regra 11: O Impedimento
12 Regra 12: Faltas e Condutas Irregulares
13 Regra 13: Tiro Livre
14 Regra 14: Penalti
15 Regra 15: O Lançamento Lateral
16 Regra 16: O Pontapé de Baliza
17 Regra 17: O Pontapé de Canto
18 Ligações externas
Essa listagem de leis de jogo deve ser do Brasil, com todo o respeito pelos brasileiros, mas sou muito patriota e alentejano chaparro. As leis de jogo são como eu as defeni. A lei do bom senso deve ser aplicada dependendo da situação ocorrida e deve ser imparcial, mas meus senhores no Internacional Board não existe, mesmo nas regras que menciona.Esta é minha opinião.
Um abraço. E vamos lá fazer um campeonato de Inatel igual aqueles que haviam antigamente que era FNAT e quando acabavam os jogos se juntavam as duas equipas a conviver uma com a outra e a da arbitragem. Bons velhos tempos e onde eu comecei em 1974, no ano do 25 de Abril.
Enviar um comentário