Chegamos ao Beringelense, onde observamos um clube que aposta maioritariamente na "prata da casa", Tiago Borges de 23 anos é o homem do leme nesta equipa, que este ano reforçou a sua equipa com grandes jogadores oriundos de clubes como o Despertar e SC Cuba.
1 - Tiago, depois de na passada temporada teres tido a tua estreia num Campeonato como o da Inatel, e depois de teres ficado novamente a frente deste grupo de trabalho, que aspirações pode ter um jovem treinador de 23 anos, sendo o mais jovem treinador da Inatel?
R: Bom, antes de mais agradeço esta oportunidade de entrevista. Respondendo à tua primeira pergunta, as aspirações, seja de um jovem de 23 anos ou de uma pessoa com 40/50 anos é a mesma, penso eu. Quando se entra para um campeonato seja para jogar ou para liderar, o
objectivo passa sempre por ir o mais longe possível, ou seja, ganhar o maior número de jogos e amealhar o maior número de pontos possível. Talvez por ser bastante jovem e serem as primeiras épocas da minha "carreira", a minha ambição e vontade seja maior do que aqueles que já estão neste campeonato há mais tempo, a preparação dos jogos seja mais cuidada ou dedique mais tempo a determinados pormenores que outras pessoas não achem tão importantes.Apesar de tudo isto, em termos de aspirações pessoais, não penso nisso até porque estou ligado a outras áreas que me despertam interesse e que me ocupam grande parte do meu tempo do dia-a-dia.
2 - Na tua ótica e sem tirar mérito a vossa temporada transata, pensas que poderá ser este ano o vosso ano em termos desportivos, uma vez que o vosso clube tem vindo a fazer um grande trabalho neste campeonato?
R: Como em qualquer outro clube, o inicio de época é sempre um momento que injecta motivação, pois saem e entram jogadores e todos eles entendem isso como "começar do zero". Na época passada, a equipa teve poucas entradas e saídas e o objectivo passava por consolidar o grupo de trabalho e tentar chegar à próxima fase. Conseguimos, talvez não da forma como gostaríamos mas quem infringe as regras deve ser punido. A 2ª fase demonstrou, a meu ver, que a equipa não tinha soluções e que deveríamos ir pensando no que se podia fazer com os recursos humanos disponíveis.
Assim como referiste, e bem, recrutámos alguns jogadores jovens mas já com alguma experiência, provenientes de Beringel e penso que este ano, e apesar do plantel ser mais curto, está mais homogêneo não se notando tanta diferença de qualidade. Se este é ou não o nosso ano em termos desportivos, sinceramente isso não é a minha maior preocupação, óbvio que quero sempre ganhar, mas o meu principal objectivo passa por construir uma equipa jovem, com potencial e qualidade. Agora claro que, se formos analisar, no ano passado ficamos em 3º lugar no Torneio de Beja e este ano conseguimos um lugar acima, melhoramos. No ano passado depois da 4ª jornada tínhamos 2 pontos e esta época já temos 8. Significa que começamos bem melhor que a época passada.
3 - Qual é o maior problema atualmente no vosso clube? Apesar da grave crise que o país atravessa, pensas que a UD Beringelense poderá voltar a competir nos campeonatos federados?
R: Penso que o principal problema do nosso clube é comum a muitos outros, a falta de apoios. Cada vez são menos, e aqui entenda-se, a autarquia dá menos dinheiro e há cada vez menos pessoas que queiram ou possam ajudar. Aproveito para agradecer às pessoas que nos têm ajudado ao longo deste tempo em que estou no clube, pois sem essas contribuições ainda estaríamos a trabalhar em piores condições. Obrigado!
Quanto à segunda parte da tua pergunta, claro que penso que o clube poderá voltar a competir na 2ª distrital até porque esse é um dos sonhos da atual direcção. Temos um campo bastante razoável, os balneários embora precisassem de alguma remodelação não estão em mau estado e tem-se trabalhado ao longo deste tempo para melhorar outras infra-estruturas.
4 - Esta temporada estas num grupo complicado, uma vez que defrontas equipas com muita qualidade e muito experientes. Quem são a teu ver, as equipas candidatas a passar a próxima fase?
R: Sim, o nosso grupo é realmente complicado e na minha opinião porque prima pelo equilíbrio entre as equipas. Não nos colocando entre as candidatas porque é óbvio que queremos passar penso que em todas as séries existem 2/3 equipas com possibilidades. Embora não conhecendo
algumas equipas diria que na Série A, Soneguense e Bemposta; Série B, Santaclarense e Luzianes; Série C, Faro do Alentejo; Série D, Ficalho, Salvadense e Louredense; Série E, Santa Clara-a-Nova e Trindade. Sendo que só passam os primeiros classificados e os 3 melhores segundos, algumas delas terão de ficar pelo caminho.
5 - Como é que é vista a organização do Campeonato no vosso clube? Pensam que poderia ser melhor, uma vez que é um Campeonato que fica cada vez mais dispendioso para os clubes?
R: Esta questão teria de ser feita à nossa direcção pois não estou dentro dos valores envolvidos no seu total. Quanto à organização do Campeonato em si, penso que as pessoas que trabalham para isto são honestas e competentes e certamente que tentam fazer o melhor. Contudo, penso ser necessário refletir em determinados factos: a quantidade de papéis pedidos é surreal quer no momento das inscrições quer no pré-jogo; alguns árbitros fazem chamada e seguem os procedimentos, mas outros não o fazem ou por não saber ou por não valer a pena. Não digo que seja totalmente desnecessário porque talvez não o seja, mas penso que poderiam e deveriam investir o tempo gasto nessas situações em outras que resultassem em maior proveito.
6 - Até há 3 anos atrás, o Campeonato era pouco divulgado, dando-se apenas destaque nos vários blogues e jornais existentes na altura aos clubes da Distrital, até que apareceu o blogue. Como é que é visto este projeto no vosso grupo?
R: No seio do nosso grupo o blog é visto como um meio de comunicação e divulgação de informações importante, visto ser o único que se dedica a 100% a este campeonato. Sem dúvida que a sua extinção como já pensaste seria um duro golpe para muitos que gostam e acompanham o dia-a-dia deste blog.
7 - Por último, peço que envies uma mensagem para os nosso leitores, associados do clube e ainda a organização.
R: Gostaria de dizer aos leitores para continuarem a comentar e discutir os vários assuntos postados no blog, mas que mudassem um pouco a atitude, começando por utilizar um nome ou até mesmo um nome fictício permanente. Seria diferente pois saberíamos a quem estaríamos
a responder. Aos associados que se desloquem ao campo para apoiar a equipa, a equipa é jovem, tem potencial e é sempre diferente para qualquer jogador, jogar num campo onde a bancada está minimamente composta. À organização do campeonato, que continuem o trabalho que estão a
realizar pois está a ser positivo. Contudo, podem melhorar ainda mais começando por parar, pensar e refletir naquilo que não está tão bem ou naquilo que ainda podem fazer melhor. Pensem, por exemplo, que a qualidade das equipas, ano após ano, é melhor e que as equipas de arbitragem deveriam de estar à altura dessa responsabilidade.
Um Abraço,
Tiago Borges
1 comentário:
Tá bom mister, tá bom!
Obrigado por me deixar jogar a ponta de lança na próxima jornada. ;)
André Ramos
Enviar um comentário