10 de fevereiro de 2012

Entrevista ao Trio de Arbitragem (Francisco Pereira, João Parreira e Pedro Crujo)!

Depois de termos dado a conhecer anteriormente no blogue, jogadores, treinadores e outros agentes desportivos, chegou hoje a altura de chegar até à conversa com o novo trio de arbitragem composto por, Francisco Pereira, Pedro Crujo e João Parreira, jovens que em anos anteriores jogaram futebol em clubes federados e chegam agora a Inatel para dar os primeiros passos na arbitragem.

1 - Antes de mais obrigado pela disponibilidade para esta curta conversa, primeiro que tudo digam-nos como surgiu esta ideia de formar uma equipa de arbitragem entre vocês e qual o motivo que vos fez vir para o Campeonato da Inatel?
R: Antes de respondermos a esta primeira questão, queremos desde já agradecer o facto de o blog nos fazer esta entrevista. A ideia de formar esta equipa de arbitragem começou com um convite do Francisco Pereira aos outros dois elementos, com o intuito de assim formarmos um trio de arbitragem. Sendo que nós três somos ou já fomos jogadores de futebol e sendo este uma das nossas paixões, gostávamos de experimentar o outro lado, que apenas conhecíamos enquanto jogadores. 
Soubemos que no Inatel estavam a precisar de árbitros e então decidimos inscrever-nos. Já acompanhávamos o campeonato regularmente, não só indo ver alguns jogos como também através do blog e de amigos/colegas que nele participam. E foi assim que começámos a apitar…

2 - Qual é a primeira impressão que ficaram até ao momento, uma vez que já seguimos a passos largos para o final desta 1ª fase?
R: Até ao momento, a nossa opinião é bastante positiva. Embora este seja um campeonato do INATEL, temo-nos deparado com boas equipas, com boa organização e muito bons jogadores. Podemos mesmo afirmar, que há até equipas, que, na nossa opinião, poderiam estar nos campeonatos federados e até ombrear pelos primeiros lugares. Até agora estamos a adorar a experiência. 


3 - Dos três elementos, todos têm experiencia no "mundo do futebol", e sabem analisar certamente um jogador. Na Inatel o futebol é muito diferente, daquele que se pratica num campeonato federado?
R: É claro que tem algumas diferenças mas não são muitas. Umas coisas que temos sentido é que no Inatel protesta-se muito as decisões dos árbitros, mas nós como já fomos jogadores até percebemos. Existem muitos bons jogadores que poderiam estar noutro tipo de campeonato mas que por diversas razões não estão. Havia muito o “mito” que o futebol no Inatel era de “pontapé para a frente” e ser só “porrada” mas na nossa opinião isso não acontece muito. Já temos arbitrado equipas que jogam um futebol bonito.


4 - Qual é o vosso objectivo em termos de equipa de arbitragem, sabendo que todos já possuem o curso de Árbitro?
R: O nosso objectivo para já é fazermos o melhor possível e que sabemos neste campeonato e nesta época. No futuro logo se vê. Ainda falta algum tempo até o fim da época. Tentaremos ser os mais justos possível nos jogos em que formos nomeados.

5 - Quanto a vocês o que acham do "Serviço de Ordem" dos jogos?
R: Ora ai está um ponto muito sensível e deve ser alvo de reflexão. Quando falamos do Serviço de Ordem temos que falar com a máxima seriedade. 
Algumas das equipas querem ganhar “custe o que custar” e por vezes não escolhem bem as pessoas para este serviço. O campeonato da Inatel deveria ser um convívio entre todos os intervenientes mas assim não é. O ganhar está muitas vezes acima de tudo. 
Os clubes devem ter cuidado com as pessoas que escolhem para este serviço e devem acima de tudo proteger o “espectáculo”. Mas até agora não tivemos qualquer problema e fomos sempre muito bem recebidos.

6 - Para terminar, digam-nos, o que mudariam no blogue para ser ainda mais útil ás equipas e deixem uma mensagem a todos os nossos leitores.
R: Achamos o blog um sitio onde o campeonato é bem divulgado mas achamos que deveria haver uma maior abertura da Inatel no sentido de fornecer informações aos clubes. Além disso achamos que o blog não deveria permitir certo tipo de ofensas gratuitas e despropositadas de alguns comentários.
Desejamos um bom resto de época desportiva em que todos os intervenientes do campeonato tentem dar o seu melhor. Deixamos aqui uma sugestão. O campeonato deve ser um refúgio do dia-a-dia em que deve ser um convívio. Deixem o resultado para segundo plano. Pensem nisto…

Sem comentários: