28 de fevereiro de 2012

Entrevista a Márcio Coelho, Presidente do GDCR Naverredondense!

Este é o plantel do Beira Serra 2011/2012 
Em Cima(da esq. para a dirtª): 
Michael Martins (vice-capitão);João Cabrita; Fábio Neto;Cristiano;Jacinto;Luís Ramos; Luís Cabrita; Sérgio Dias (GR); Nico; Francisco;
Paulo Rafael (Mister)
Em Baixo (pela mesma ordem):
Ricardo(massagista); Márcio Coelho; Valter Brito(capitão); André Santos; Isaque Machado; Cláudio Fernandes; Bruno Almeida;
André Coelho (GR)
--- Ainda faltam o Luís Henrique e o Tiago! 

*********************************************************************************************************
1 - Primeiro que tudo, faça-nos um breve resumo do GDCR Naverredondense em termos de história e quais são os planos que ambiciona para o futuro?

R: Em Primeiro Lugar quero agradecer ao amigo Jonnas, pela oportunidade que me dá de divulgar o nosso trabalho.
O Beira Serra (nosso cognome)  foi fundado por um grupo de amigos a 13/06/1986, que tinham o sonho de ter uma equipa de futebol regular na Nave Redonda, pois já desde os anos 50 haviam jogos de futebol na aldeia (numa várzea perto do atual campo), onde se jogava com equipamentos emprestados do Sabóia AC. Contudo apenas nos anos 80 foi possível a construção do atual Campo Municipal da Nave Redonda, onde apenas se foram fazendo jogos amigáveis complementares às festas de verão da Nave Redonda, aí já com um equipamento, oferecido por uma empresa Odemirense, que nos vendia bebidas.

Isto foi-se repetindo até meados dos anos 90, e depois o clube entrou ficou sem direção até finais dos Anos 90 onde um novo grupo de amigos, da terra e arredores pegou no clube e o reativou, tendo a iniciativa da construção dos balneários (até ao momento inexistentes), o que proporcionou a primeira participação do nosso clube na época 2000/2001 em competições regulares.  
Durante esse tempo, em que inicialmente se jogava com jogadores da terra, e depois se foi alterando... tornamo-nos no primeiro clube a se sagrar bi-campeão da INATEL(Beja), e tivemos duas épocas ao mais alto nível no campeonato da distrital da AF Beja (as duas últimas), não tendo subido à 1ª Divisão por pouco...

Este período durou até à época 2006/2007, onde novamente o clube ficou sem direção....
Até que em 2009 vi uma entrevista num blogg (Futebol Saudade), onde o ex-presidente dava uma entrevista e onde apareceu o nosso campo todo cheio de ervas e degradado... o que me emocionou...

Comecei logo nessa madrugada a fazer contactos com pessoal da terra... e começamos a pensar em fazer uma direção.
Foi muito difícil arranjar malta para fazer uma nova direção, pois ninguém acreditava em mim ou nas minhas capacidades de fazer futebol na Nave Redonda.
Da anterior direção apenas o Martinho de Sousa que já tinha sido e hoje é o nosso presidente do conselho fiscal, e o Nuno Silva me acompanharam, o resto foi tudo sangue novo...

Pensei e andei à caça de jovens da terra e arredores, fui de monte em monte e angariei pessoal.
Na 1ª época tentamos ir buscar malta que já cá tivesse jogado e malta da terra para dar o exemplo, de forma a tentar dar um núcleo duro e começar a trabalhar a partir daí... e penso que resultou pois passamos logo à segunda fase... e ganhamos um grupo... e a taça disciplina!  



2 - O clube nesta primeira fase, ficou pelo 4º lugar. Como considera esta classificação e como explica estes resultados?

R: Amigo Jonnas, esta é apenas a nossa 2ª época... temos de dar tempo ao tempo... estamos a construir uma equipa para o futuro, pois começamos do zero, sem equipa e sem verba, e com as saídas de elementos da nossa equipa do ano passado... que inesperadamente saíram à ultima da hora e nos trocaram as voltas... tudo se tornou mais difícil, mas ganhamos mais e novos elementos e temos uma equipa mais forte este ano, e certamente ainda mais forte para a próxima época (que já estamos a preparar). 
Acordamos tarde para o campeonato, mas penso que somos uma equipa a ter em conta para a competição onde vamos jogar... lembre-se que fomos a primeira equipa a roubar pontos ao Santaclarense 1-1 na nossa casa onde somos muito fortes e desde aí já há 8 jogos que não sabemos o que é perder, e no último jogo ganhamos ao Luzianes 1-0... que a meu ver são duas das equipas candidatas ai título distrital... Damos sempre o nosso melhor e jogamos sempre para ganhar, penso que com muito esforço e dedicação chegaremos a reviver êxitos do passado...

3 - O Naverredondense, é dos poucos clubes da INATEL que dá muito valor aos jogadores da terra, pensa que isso é para continuar a ser a "politica" do vosso clube?

R: Antes pensava que sim, mas hoje já não penso "literalmente" assim... Muita gente pensa que só por ser da terra e estar no plantel têm que jogar e pensa que é melhor do que os outros, mas têm que demonstrar que merecem estar no grupo e ser acertivos e não falharem quando o grupo mais precisa!

Agora claro que acho impensável fazer futebol na Nave Redonda sem ter na equipa pessoal da terra!!! Até porque estes elementos ajudam a integrar a malta que vêm de fora e uma vez integrados não há distinções!!! 

Atualmente a maioria do nosso pessoal vive num redor de 28km da nossa aldeia, logo são como se fossem da terra, pois as nossas matrizes são as mesmas.

Uma vez no grupo, quem manda é o Mister e só ele é que sabe quem joga ou não... Pois eu também estou no grupo e só "dou uma perninha" se o mister assim o  entender. Temos que ser todos iguais e pensar no grupo e desfavor dos interesses pessoais.  

Já não inscrevo mais malta da terra... só para dizer que estão inscritos, se não pensarem realmente em vir para ajudar o grupo... pois faltavam aos jogos sem avisar e para isso ficavam camaradas de fora da convocatória... e isso é uma falta de respeito.
Além do mais eles amam o nosso clube e vão apoiar a equipa de fora de certeza!!!

4 - Atualmente quais são os problemas mais graves com que o vosso clube se debate?

R: Problemas Graves não temos, não vamos dramatizar... Existe uma grande ausência de patrocinadores... e falta de verba para ir mais além... Temos um grande problema com o sistema de aquecimento da àgua nos balneários do campo Municipal, que já foi reportado à Câmara Municipal de Odemira e que pensamos ser resolvido brevemente.. . uma coisa de cada vez . . .
Existem no entanto um conjunto de dificuldades que queremos ultrapassar, como é o caso da necessidade de um estacionamento junto ao campo de futebol e a montagem de um sistema de rega para o campo...
A nossa maior dificuldade é não termos um espaço para realizarmos eventos de Inverno, o que nos deixa financeiramente (cerca de 85% - orçamento) dependentes do financiamento da Junta de freguesia de Sabóia e Câmara Municipal de Odemira.

5 - São talvez o clube que fica mais longe da Capital de Distrito, como vê o facto de nesta 2º volta ter de defrontar outras equipas, visto que não pode defrontar aquelas com que já jogou nesta primeira fase?

R: Somos certamente, pois a nossa aldeia é apenas a 5km do Algarve. O Ano Passado fomos a única equipa de Odemira que ficou num grupo (logo na 1ª fase) onde a deslocação mais perto era 60km... o que é inconcebível a este nível competitivo. No entanto neste caso encaro esse fator com uma grande motivação por se tratar da "2ª Fase", pois é sempre bom jogar contra equipas diferentes, e nesta fase do campeonato já é compreensível e aceitável ter esse tipo de deslocações.
Temos uma grande Junta, que nos ajuda com as suas viaturas nos jogos fora e assim conseguiremos ultrapassar mais essa etapa!

6 - Como avalia esta organização do Campeonato e na sua óptica quais seriam as coisas a mudar?

R: Desde que me lembro, penso que esta época foi a melhor de sempre em termos organizativos... Nomeadamente pelo facto de termos árbitros em todos os jogos, facto que dá uma maior credibilidade à Prova.
Também houve uma melhoria significativa na correspondência, devido ao mail... no máximo à terça-feira já recebemos tudo!
A mudar... a Fundação INATEL deveria dar formação aos árbitros, pois alguns são muito fraquinhos... e não se justifica que ganhem mais por jogo do que os árbitros da AFBeja.
Penso que também seria uma iniciativa de Valor a criação de uma Supertaça entre o campeão Distrital e o Vencedor da Taça Agência, motivando ainda mais as equipas envolvidas, podendo ser realizada antes do início da época seguinte...
Mas para mim o fundamental é que os elementos que estão a estragar este campeonato (agressões) sejam irradiados da INATEL, às vezes punem-se elementos por faltas durante os jogos (que são coisas do futebol), mas a organização é muito branda no que toca às agressões... e pensam que apenas com a presença de 1 ou 2 GNR nos jogos (apesar de ser uma medida boa), podem suster os agressores... A irradiação é o melhor caminho, e não multas que os clubes não podem suportar e nem têm culpa do que cada um faz... e só esse elemento deverá ser responsabilizado pelo que faz... Sou a favor de os clubes serem punidos é nas faltas de comparência!... Mas aí também vou mais longe... retirava logo o respetivo clube do campeonato...

7- Como é visto o projecto do Blogue no vosso clube, e como avaliam esta mudança no que toca a publicação de comentários?

R: Bem... O projeto do blogg superou todas as expectativas, pois em cerca de dois anos já ultrapassou as Oito mil visitas!... o que dá uma média de 329 visitas mensais... Sentimos a necessidade de nos adaptarmos às novas realidades do nosso tempo e através deste meio precioso de difusão que é a INTERNET, dar a conhecer o nosso clube e as nossas atividades. Também o faço através do meu Facebook pessoal.
Conheça mais sobre nós e veja fotos e a história em http://obeiraserranaverredondense.blogspot.com

8 - Para terminar agradeço que deixe uma mensagem aos leitores deste espaço e também à Organização!

R: Peço que ajudem mais o Jonnas através da vossa colaboração com envio de noticias para este espaço que se revela extremamente útil a todos nós e que é onde muitas vezes recebemos as notícias em 1ª mão.

Relativamente à organização peço que promovam mais o diálogo e aceitem algumas das nossas ideias, pois afinal o que era o campeonato sem nós??.. E entre 40 dirigentes algumas ideias boas se poderão aproveitar...

Quero ainda deixar um enorme abraço à minha Direção e às pessoas da Nave Redonda que colaboram connosco, pois sem eles isto seria impossível!!!
Saudações Desportivas!

Márcio Coelho
Presidente da Direção

Sem comentários: