Foi este grupo, responsáveis e jogadores que atingimos pela primera vez, em 1ª lugar a segunda fase de Distrito, no Inatel, sendo Campeões de Série.
Quando o ano passado, já em Setembro e depois de termos a certeza que participaríamos em Beja, começamos a reunir jogadores, para escolher depois o plantel.
Tínhamos convidado para treinador. o Palminha, que aceitou mas só se jogássemos em Beja, por isso como a escolha dependia dele, ou da pessoa que ocupasse o lugar, não podíamos dar inicio sem certezas.
De uma lista onde faziam parte os jogadores da Sonega incluindo, o Pinto, o João, que não aceitaram continuar, ainda o Campos que também não aceitou, o André e o Paulo que depois de anteriormente se terem comprometido para ficar, foram no para o Cercal, para juntar aos 8 confirmados começamos a convidar vários jogadores, já com a ajuda do André Costa e André Alves, para depois escolhermos os restantes até a máximo de 24.
Começamos a treinar e como havia pouco tempo, a fazer logo jogos de treino, que não vencemos nem um até ao inicio do campeonato, jogo que com o Cercal que nos tinha calhado em sorteio.
Na semana antecedente a esse jogo, tínhamos mais uma vez falado com o João para o convencer a ficar, mas não conseguimos e tivemos então de ir para outras opções para um lugar que tínhamos necessidade, um defesa central, com uma lista com cerca de trinta, recebemos o relíquias, utilizando mesmo alguns que não viriam a ser escolhidos. Uma pré época em que Palminha fez um excelente trabalho, não jogando para resultados mas sim para a escolha do plantel, o que fizemos a seguir a esse jogo, e efectuando o resto das inscrições nessa semana.
Numa época em que financeiramente, não havíamos recebido subsídios alguns, prevíamos poucas receitas, apenas as dos patrocinadores, do bar nos jogos, cobrança de quotas, e algumas iniciativas a efectuar, tínhamos um grupo com 15 jogadores novos alguns que não jogavam há algum tempo, partimos quase do zero, para o seu inicio oficial conseguindo a 1ª vitória com o Cercal por 1-0, na 1ª jornada na Sonega.
Terminamos a 1ª volta no Malavado com três derrotas fora e três vitórias em casa, com 4 expulsões, uma no Cavaleiro e outra no Malavado mesmo depois dos jogos terminarem, fazendo com que não tivéssemos todos à disposição para jogar, cometemos erros de uma equipa principiante, uma equipa nova e jovem com média de 24,5 anos. Não conseguimos os objectivos iniciais que seria, criar um bom balneário e essencialmente uma equipa.
Na semana a seguir a jogo, o Palminha que tinha pedido ao André para o treino pediu para falar comigo, nessa conversa foi peremptório ao dizer-me que não continuaria na equipa, ajudando no entanto tudo o que não tivesse a ver com a mesma, nessa conversa disse-me que seria ser muito melhor para os resultados finais da equipa no campeonato ele não continuar pois pressentia que alguns não estariam com ele afectando os seu rendimento nos jogos.
Com o acordo do maioria do plantel, sem haver grandes opções pedimos ao André para ficar no lugar em aberto, que tinha logo o difícil jogo no Cercal, devido a lesões e castigos, necessidade de inscrever um central, para esse jogo, de acordo de todos das 3 opções que tínhamos, inscrevemos o Bruno Fonseca que vinha já algum tempo treinando com a equipa.
Na segunda volta, sem nenhum jogador expulso, com um balneário a melhorar de jogo para jogo fazendo com que houvesse uma maior coesão de no grupo, depois de 2 vitórias fora, uma delas essencial na Bemposta e outra tantas em casa, apenas com um percalço na Longueira onde tivemos uma menos boa prestação com erros de arbitragem á mistura, recebemos no domingo o Malavado em jogo que para não depender de ninguém tínhamos que ganhar, no final os primeiros pontos perdidos em casa, um empate 2-2 que serviu as nossas cores porque a Bemposta perdeu no Cercal, para a ultima jornada os quatro pontos de avanço são intransponíveis, por sequência numa prestação inédita, para a história deste clube ficam os resultados, 1ª lugar na série e consequente passagem á 2ª fase.
Segunda fase, em que não vamos ter nada a perder, tudo o que fizermos de bom será sempre acima das perspectivas que a maioria tinham apontado apara esta época.
Quero no entanto deixar os meo agradecimentos para todos os patrocinadores, autarquias e a todos que se empenharam, em campo e fora dele para que estes resultados fossem conseguidos, não podendo deixar de deixar um gradecimento especial ao André Alves e ao João Filipe que tudo fazem para que nada falte à equipa, ajudando em tudo podem, e sempre dispostos a colaborar para as soluções dos problemas que vão aparecendo.
Obrigado a todos
Afonso Luz

2 comentários:
Normal isso acontecer. Jogar na sonega torna-se quase impossivel. As abritagens favorecem sempre os da casa pois a pressão dos adptos e demais evidente. Os seguranças ao jogo, eles próprios insinuam à violencia. Ha que dar os parabens a uma colectividade com tao boa organização.
Jorge Soares
Não sabemos de qual clube, é este Sr. JSoares mas se é adepto de uma determinada equipa, que fez algo inédito aqui na sonega e que não deveria, ter acabado o jogo por inferioridade numérica, pois se o árbitro, que criticaram tivesse sido rigoroso, seria assim, pois estou de acordo quando fala em pressão, e na verdade a equipa de arbitragem ao intervalo só foi para o balneário com a ajuda dos seguranças, quando era rodeada por vários jogadores, no recomeço a mesma coisa, por isso o jogo deve ter recomeçado com cerca de 10 minutos de atraso.
Claro o seu trabalho na segunda parte foi condicionado, e na verdade um dos seguranças fez talvez o que não devia, responder a um jogador que estava a jogar e a ameaçar adversários no campo e elemento da arbitragem.
No final os árbitros foram para os balneários, novamente com a ajuda dos seguranças, novamente rodeados por jogadores dessa tal equipa que não era a da Sonega, mas sim a visitante.
Testemunhas disso serão certamente, a equipa de arbitragem, e várias fotos que teríamos publicado se andássemos nisto para polémicas e confusões e não pelo desporto e pelo convívio.
Todas as equipas de arbitragem que vieram à Sonega podem testemunhar também, se sofreram aqui pressão, para beneficiarem o nosso clube
Resta-me dizer que nos Campeonatos, as classificações finais são obtidas pelo somatório dos pontos conquistados em cada jogo, e ai fomos primeiros ao fim de disputados 12 jogos.
Há que haver humildade para quando os seus clubes não atingem os objectivos pretendidos, ver os seus próprios erros, para melhorarem a seguir, e não culpar outros que fizeram melhor o seu trabalho, referindo-me, concretamente aos elementos da arbitragem, e aos outros clubes.
O presidente
Afonso da Luz
Enviar um comentário